Então, a roda da vida gira mais uma vez.
Não há mais engano. Sei que ela vai continuar girando fazendo a nossa percepção da realidade mudar a cada circunstância.
Normalmente pensamos que nós mudamos também. E isso é verdade, de certa forma. É que apesar desse cuidado às nossas identidades e bandeiras, há algo lá dentro de nós que não se abala, que se mantém firme independente do caos no sistema. Reconhecer isso nos permite superar as turbulências e reconectar com o que realmente importa.
Se você é novo por aqui, em meio aos meus trabalhos, seja muito bem-vindo. Sou o Jozz, artista, designer, ilustrador, professor e pesquisador. Tudo isso, mas eu gosto mesmo de falar apenas que sou desenhista. “O que você faz?”, “Eu desenho.” Mesmo que eu esteja fazendo o design gráfico de um livro, pintando uma tela, um mural, ilustrando um livro, ou lecionando sobre processos gráficos, eu desenho. Tudo passa pelo meu caderno de alguma forma.
Por esse motivo, resolvi voltar a usar essa quase arcaica ferramenta chamada “blog”, em paralelo ao portfolio e a loja. Esses cruzamentos de linguagens e ocupações faz muito sentido pra mim. Me levam a refletir sobre meu campo, o desenho, a vida, e claro, o desenho como mediador da vida.
Agora, se você já me acompanha nesses anos todos em que ousei dar as caras (meu primeiro livro, site e lojinha foi em 2007!) bem-vindo de volta. Você, meu amigo e minha amiga, já deve ter visto muitas versões desse endereço eletrônico aqui, muitos projetos aflorarem e submergirem, e já deve saber também desse meu hábito de pensar demais, em alguns momentos falar demais e, em outros, me calar e sumir por uns tempos. Mas para além disso, sabem do meu gosto por compartilhar processos mais do que os resultados finais.
Então, é isso. Organizei este espaço para que, em um mesmo lugar, eu pudesse atualizar o portfolio com os últimos trabalhos e trabalhos antigos mais relevantes, a loja para que vocês possam adquirir meu trabalho de maneira mais organizada e este blog, onde eu posso me afastar das limitações das redes sociais (ainda com a esperança de trazer as pessoas de lá para cá).
Aqui, pretendo compartilhar textos, contos, poemas que me inspiram aos desenhos, os próprios desenhos derivados disso. os sketches, os processos. Além disso, as reflexões que me surgem sobre essa conexão tão preciosa sobre arte & design, o que ando lendo, o que ando fazendo ou lançando, etc.
ALIÁS, você já viu meu novo livro??? A CIDADE SUBMERSA 2a Edição: Revisada, Ampliada, Indignada.
A vida é assim, a gente tá sempre pulando de galho em galho, como um pássaro inquieto. Se o galho se quebrar, de novo, tudo bem. A gente tem que estar sempre pronto pra voar.